Segurança em serviços de eletricidade

 

Um eletricista consciente, na acepção do termo, deve estar sempre antenado e atualizado em três pontos essenciais para a segurança das suas atividades:

 

NR-10: a sua completa absorção, entendimento e rigoroso cumprimento desta norma regulamentadora – emitida pelo ministério do trabalho e do emprego no Brasil – e que versa sobre tópicos como segurança, procedimentos, orientações, EPI e ferramentas isoladas – lhe proporcionará uma realização tranquila das demandas envolvendo serviços de eletricidade.

 

NR-35: para aqueles que trabalham com serviços de eletricidade em altura, é fundamental também estarem aptos nesta norma – que rege os requisitos mínimos de proteção para trabalhos em altura – visando garantir a segurança dos trabalhadores implicados neste contexto.

 

Planejamento: um diagnóstico preciso, uma adequada escolha das atividades e das ferramentas para o trabalho a ser executado, possibilitará ao eletricista uma tarefa mais eficaz e eficiente, otimizando recursos e entregando serviços de qualidade. Neste campo, à propósito, é primordial que o profissional conte com equipamentos e insumos de primeira linha, e certificados pelas normas de qualidade e de segurança vigentes.

 

Além destas questões fundamentais, é importante ressaltar algumas dicas de segurança:

  • Antes de começar as atividades, certifica-se de que o isolamento não apresente falhas.
  • Use sempre EPI e obedeça as demais normas de segurança.
  • Prefira sempre trabalhar com a linha de ferramentas isoladas (IMQ ou VDE) para serviços de instalação e manutenção elétricas.
  • Procure, permanentemente, ficar a par da correta aplicação das ferramentas. Jamais empregue ferramentas para aplicações as quais elas não foram projetadas.
  • Guarde as ferramentas em locais apropriados e devidamente protegidos.
  • Sob nenhuma hipótese, utilize ferramentas danificadas.
  • Apenas profissionais habilitados podem trabalhar com serviços de eletricidade.

 

Sob esta perspectiva, a Beta Ferramentas, marca italiana de alta qualidade, oferece uma linha dedicada de ferramentas manuais profissionais para trabalhos de instalação e de manutenção elétricas as quais – certificadas pelas mais rigorosas normas brasileiras e europeias – permitem ao trabalhador eletricista brasileiro um trabalho organizado, de bom nível e seguro. Todas as suas ferramentas isoladas permitem trabalhar em sistemas de corrente alternadas até 1000V e até 1500V em corrente contínua.

 

Assim, reforçando, o não cumprimento das normas, o uso de produtos e serviços sem as certificações requeridas e de baixa qualidade, impactam diretamente na segurança do eletricista. Explosões, lesões, queimaduras, choques e até óbito, são alguns dos riscos envolvidos. Portanto, fique atento e mantenha a sua vida sempre em segurança.

 

Para mais informações, não hesite em nos contatar.


EQUIPE BETA BRASIL


Voltar