A Importância da Qualidade da Energia Elétrica

O tema deste artigo “A importância da qualidade da energia elétrica”, abre uma discussão que há muito tempo temos acompanhado, que tem a ver muito mais com a percepção do que com a técnica.

A pergunta que faço inicialmente é: você já se deu conta do quanto somos dependentes da energia elétrica?

Vivemos em um mundo em que a energia elétrica é sinal de qualidade de vida, que envolve saúde, segurança, conforto e outras tantas coisas que eu levaria o artigo inteiro para descrever. Mas, o mais importante é perceber a importância da energia elétrica em nossas vidas.

Outra pergunta que faço é sobre a qualidade da energia elétrica. O que é qualidade da energia elétrica para você? A simples ausência de interrupção por um período longo é qualidade da energia elétrica? Isto é, se durante o dia todo faltar energia elétrica por um período de não mais que 1 minuto, você considera que a sua energia elétrica tem uma qualidade boa? Mas vamos pensar em um hospital, mais precisamente dentro da UTI – Unidade de Terapia Intensiva: será que 1 minuto sem energia elétrica não afetaria os pacientes?

Outro parâmetro que podemos destacar é quanto à forma de onda da energia elétrica. Sabemos que a geração de energia elétrica no Brasil é, em sua maioria, realizada por geradores senoidais, portanto temos uma senóide gerada, transformada, transmitida etc. Também sabemos que esta senóide é, muitas vezes, importante para o funcionamento de equipamentos como, por exemplo, motores. Se houver uma senóide distorcida os equipamentos provavelmente não vão oferecer o seu trabalho em 100% ou seja, haverá perdas, e perdas sempre são desperdícios, e neste caso perda de energia.

Pois bem, este foi um aperitivo para todos os assuntos sobre a qualidade da energia elétrica que irei abordar. Este artigo inaugura uma série de artigos que tratarei ao longo deste ano e que tem o objetivo de alertar a todos, sejam os profissionais que atuam na manutenção, no projeto, na execução e gerenciamento, sobre os problemas que a má qualidade da energia elétrica pode causar e, principalmente, como encontrar soluções para estes problemas.

No próximo artigo, vamos falar sobre as nomenclaturas dos problemas de qualidade da energia elétrica para que possamos identificá-los e, assim, podermos trabalhar mais próximos da realidade. Então até o próximo artigo!


Eng. Edson Martinho – Diretor da ABRACOPEL 

 

PS: Fique ligado que segunda, dia 05/02/18, tem novo Webinar.


Voltar