Fusíveis – Parte 2 | Tecnoflix

Um fusível de baixa tensão também é classificado pelo tipo de pessoa que vai utilizá-lo.

Existem então os fusíveis para “uso por pessoas autorizadas”, que são os fusíveis somente acessíveis para instalação e troca por pessoas BA4, definidas como “qualificadas” e BA5, como “habilitadas” pela norma NBR 5410.

Tais fusíveis para uso por pessoas autorizadas podem ser dos tipos gL/gG, gM ou aM, até 1250 ampères e capacidades de interrupção maiores ou iguais a 50 quilo-ampères em corrente alternada.

Construtivamente, os fusíveis para uso por pessoas autorizadas podem ser com contatos cilíndricos, conhecidos por “cartuchos tipo industrial”, com contatos tipo faca (“NH”) ou com contatos parafusados.

Os fusíveis para uso por pessoas não qualificadas são fusíveis que podem ser acessíveis para troca por pessoas comuns, inadvertidas, chamadas de BA1 pela NBR 5410.

Esses fusíveis podem ser do tipo gL/gG, até 100 ampères, com capacidades de interrupção maiores ou iguais a 6 quilo ampères até 240 volts ou 20 quilo ampères acima de 240 volts e até 500 volts.

Construtivamente, os fusíveis para uso por pessoas não qualificadas podem ser do tipo cartucho ou tipo D (“diazed”).

O fusível Tipo D, também conhecido como Diazed ou Diametral, possui um “corpo” fabricado em porcelana.

O “Elo Fusível” é um condutor de reduzida seção transversal que irá fundir quando a intensidade de corrente elétrica que o atravessa superar um determinado valor, seja devido a um curto-circuito ou a uma sobrecarga.

O “Elo indicador de queima é o componente do fusível que irá romper internamente junto com o elo fusível e acionará a espoleta de indicação de atuação. Essa “Espoleta de indicação de atuação”, por sua vez, é a responsável pela indicação visual da queima do fusível. A “Areia de Quartzo” tem a função de extinguir o arco voltaico gerado no momento da atuação do fusível.

Os fusíveis Diazed possuem acessórios que são necessários para a sua correta instalação e troca, tais como

“Tampa”,

“Anel de proteção”

“Parafuso de ajuste”

“Base”

“Capa de proteção”

“Chave do parafuso de ajuste”

Clique aqui na imagem abaixo para assistir ao vídeo!


Voltar