Prédios da administração estadual da Bahia ganham sistemas de energia solar

O governo do estado da Bahia acaba de concluir a instalação de sistemas de energia solar em vários prédios mantidos pelo poder executivo. Trata-se do Programa de Eficiência Energética (PEE), uma iniciativa da Gerência Geral de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia (GGPAE), ligada à Secretaria de Administração do estado.

Inicialmente, os geradores fotovoltaicos foram instalados em quatro edifícios da administração estadual. A adesão ao programa de eficiência energética também viabilizou a troca de lâmpadas fluorescentes por LED nesses locais. A economia anual na conta de luz estimada pela gestão pública baiana é de cerca de R$ 745 mil.

As edificações públicas beneficiadas no projeto foram a Escola Politécnica, vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE), o Hospital Barão de Lucena, o Hospital Otávio de Freitas e o Hospital Getúlio Vargas. Neste último prédio, foram instaladas recentemente 182 painéis fotovoltaicos, com investimento no valor de R$ 1,3 milhão, sem custos para o Governo estadual.

Em declarações à imprensa, o secretário de Administração, José Francisco Neto, disse que, “além da preocupação em contingenciar gastos públicos, o Governo do Estado vem fomentando ações voltadas para a promoção da sustentabilidade”.

Segundo ele, “a questão do meio ambiente é um tema que deve pautar toda a sociedade, inclusive os governantes. Além de investimentos em projetos sustentáveis, temos que ter atitudes voltadas para preservação do planeta”, afirmou.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo.


Voltar