Sete Pecados da Elétrica – Albérico

Veja o relato que o Albérico Menezes Santos enviou:

“Mudamos para um apartamento e eu fui investigar as instalações elétricas do edifício e me deparo com isso aqui (vide foto).  A chave geral do prédio é de 100A, uma das fases está “protegida” com um fusível NH cerâmico de 100A, mas com uma ligação direta (jump) feita com cobre. Questionando o síndico, ele me informou que fez isso pois os fusíveis sempre abriam. Já estamos resolvendo a situação e iremos atualizar os quadros e fazer o equilíbrio de cargas. E tem outros problemas por causa da idade do prédio: 40 anos e a falta de atualização do sistema elétrico. Que perigo!”

E você, quantas vezes já se deparou com problemas assim? O difícil é dizer se a causa é Preguiça ou Avareza: tem gente que não faz para não gastar; outros não fazem porque sempre deixam para o dia seguinte.

Seja qual for o caso, a missão de um Eletricista Consciente é essa: levantar esses problemas e resolver antes que consequências mais graves aconteçam. Vejam o caso dos edifícios vítimas de curto-circuito que reportamos em 2 notícias recentes. O primeiro, infelizmente, acabou em tragédia. O segundo também poderia mas, felizmente, as consequências foram apenas materiais.

Sabemos que não é fácil fazer esse trabalho num país que não planeja, que busca sempre gastar o mínimo com segurança e onde a fiscalização das autoridades não é feita da maneira correta. Mas nada é fácil.

O objetivo do Programa Eletricista Consciente, em conjunto com o Programa Casa Segura, é mudar esse cenário, levando conhecimento para os profissionais e conscientização para os consumidores.

E aí, qual é a sua história? Conte para a gente!


Voltar