Bicampeão do Desafio do Eletricista

O Desafio do Eletricista 2017 reuniu um time de peso e teve uma disputa acirrada entre os Eletricistas! Foram mais de 100 participantes classificados para a segunda fase e 5 escolhidos para a grande final!

Estes 5 finalistas, um de cada lugar do Brasil, foram trazidos para Indaiatuba-São Paulo, para participar de uma prova prática. Aplicada pelos professores do Senai Comendador Dr. Santoro Mirone, eles tiveram a oportunidade de conhecer umas das escolas referencia de eletricidade no Brasil e a fabrica da 3M.

Conheça cada um deles:

  • Renato Menezes:

De Marechal Deodoro, Alagoas, este jovem eletricista de 30 anos é casado. Ele é um profissional autônomo a grande Maceió. Sua especialidade são grandes obras!

Fez o curso técnico em eletricidade industrial e predial no Senai em Alagoas e também um curso de gerenciamento de obras. Há 2 anos faz parte do Programa Eletricista Consciente e considera que o programa agregou muito valor e conteúdo ao seu dia a dia profissional, tendo impulsionado sua carreira. Seu sonho é fazer Engenharia Elétrica e se especializar ainda mais dentro do setor.

 

  • Jailton Soares: 

Jailton é o nosso Campeão de 2016 e é natural de São Paulo, tem 50 anos, casado e 1 filho. Eletrotécnico e fez também o curso de Gestão Ambiental. Atua como profissional autônomo há 4 anos atendendo clientes industriais, comerciais e prediais. Está no Programa Eletricista Consciente há 3 anos e considera que, tanto o programa como a Abracopel, tem atendido uma das maiores demandas do profissional eletricista que é a busca por informações de qualidade.

Segundo Jailton, “é fundamental que o eletricista seja visto como um profissional qualificado e para isso é preciso eliminar os ‘Zés Faíscas’ do mercado que acabam prejudicando os profissionais que buscam conhecimento sempre e querem trabalhar o mais corretamente possível”.

 

  • Paulo Cesar Gonçalves Alves : 

Mais um paulista na competição! Paulo é o único finalista que não atua de forma autônoma, já que trabalha há quase 30 anos como servidor público na USP – Universidade de São Paulo, na área de fiscalização e execução de obras.

Fez o curso técnico em eletrotécnica e depois um curso de gestão em políticas públicas. Está há 3 anos do Programa Eletricista Consciente e acredita ser fundamental uma normalização da profissão de eletricista para que se possa ‘moralizar’ a profissão e os profissionais que atuam no setor, separando os bons e qualificados daqueles que se aventuram na área e causam muitos danos.

 

  • Janilson Santos:

Janilson é de Niterói, tem 44 anos, casado e atua como profissional autônomo. Atendendo as áreas comerciais, industriais e residenciais. Fez o curso técnico na FAETEC em elétrica, descobriu sua grande paixão pela eletricidade e fez o curso de eletrotécnica no Instituto Educacional Taurus. Trabalhou no Instituto Vital Brasil como eletricista e depois passou a atuar de forma autônoma. Está no Programa Eletricista Consciente há apenas 7 meses e já chegou como finalista do Desafio. Para Janilson, o profissional eletricista precisa se capacitar todos os dias, pois esta é uma área muito complexa em que os profissionais não tem o direito de errar. Ele se diz muito feliz por estar atuando em uma profissão em que os profissionais tem a oportunidade de ‘beber diretamente da fonte’ ou seja, o contato com os maiores especialistas do setor elétrico é muito facilitado graças as entidade que atuam no setor como a Abracopel e o Procobre.

 

  • Salviano dos Anjos: 

O finalista mais jovem deste ano é pernambucano, mas mora em Bom Repouso, interior de Minas Gerais, tem 27 anos e é solteiro. Salviano se destaca pela timidez, porem muito focado, nos contou que a pouco tempo atrás ele era exatamente o tipo de profissional que todos condenam, o ‘tal Zé Faísca’, já que atuava no setor elétrico sem nenhum conhecimento e fazendo muitas ‘gambiarras’. Salviano deu um depoimento que impressionou a todos: “Eu era o Zé Faísca, esse cara que todos vocês condenam e hoje eu condeno também. Fazia as coisas de qualquer jeito, mas foi através do Programa Eletricista Consciente e da Abracopel que eu mudei completamente. Primeiro fiz um curso de 40 horas no Senai, mas achei que era muito pouco. Comecei a assistir todas as palestras e cursos possíveis, não perdia nenhum evento do setor, assistia a todos os Webinares, e fui colecionando uma biblioteca de artigos que leio várias vezes. Entrei para o Programa Eletricista Consciente há 1 ano e 6 meses e desde então meu foco é aprender. Hoje faço o curso de Técnico Eletrotécnico no Senai e não quero parar de me capacitar e aprender cada vez mais”. Sem dúvida, Salviano é o maior e melhor exemplo que poderíamos ter de um profissional, como ele nos temos a certeza de que estamos no caminho certo na busca pela qualificação de todos.

A prova foi realizada no Sábado, dia 09/12, sob os cuidados do Eng. Edson Martinho e o Prof. Marcelo Fazan, e depois de 2 horas tivemos o grande resultado. É com muita felicidade que anunciamos o Bicampeão do Desafio do Eletricista é Jailton Soares.

Parabéns Jailton por sua garra e dedicação! 

Parabéns a TODOS que participaram do desafio ao longo do ano! É muita satisfação para nós ver a evolução de cada um de vocês, de todos que participam, comentam e que fazem o programa. O Eng. Edson fez questão de frisar que “de todas as edições esta foi, sem dúvida, a melhor turma já reunida. O nível técnico destes profissionais é admirável. Altíssimo conhecimento técnico e normativo. Isso demonstra claramente a evolução deste projeto que, no ano que vem, em sua 6.a edição, virá com muitas novidades”

Então fique ligado e não deixe de participar do Desafio do Eletricista 2018, grandes surpresas aguardam por vocês!

Quer saber como foi a prova e mais fotos? Clique aqui 🙂

Abraços,

Equipe Eletricista Consciente 


Voltar