Dimensionamento Correto dos Cabos GARANTE Economia de Energia e Preservação do Meio Ambiente

Levar a energia elétrica da fonte até o ponto de utilização. Essa é a função do cabo de potência. Porém, devido à sua resistência elétrica, uma parte da energia transportada é dissipada na forma de calor, o que gera perda de eficiência. Para amenizar tal prejuízo, é preciso calcular corretamente o dimensionamento dos condutores elétricos, levando em consideração os aspectos técnico, econômico e ambiental. Confira, a seguir, o que é cada um desses dimensionamentos e as suas funções:

Dimensionamento técnico: é altamente difundido através dos requisitos das normas ABNT NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão) e ABNT NBR 14039 (instalações elétricas de média tensão). Em ambas, é preciso considerar:

Dimensionamento econômico: calcula a seção econômica de um circuito, ou seja, considerando sempre o menor custo de instalação e, até mesmo, de operação de um condutor elétrico durante a sua vida útil.

Dimensionamento ambiental: analisa a redução de perda de energia (perda joule) – e a consequente emissão de CO² (dióxido de carbono, popularmente conhecido como gás carbônico) – por meio do aumento da seção do condutor.

Esses três aspectos de um correto dimensionamento de cabos são complementares entre si, pois utilizam parâmetros de resultados dos cálculos.

No Brasil o conceito de dimensionamento técnico é bem amplo e difundido, entretanto o cálculo do dimensionamento econômico, e principalmente o ambiental, ainda está em estágios iniciais de conhecimento principalmente por parte dos profissionais do setor elétrico.

Por conta disso e da necessidade de facilitar a análise dos três aspectos – técnico, econômico e ambiental –, a Nexans disponibiliza uma nova ferramenta para calcular os diferentes dimensionamentos. Trata-se do SDN – Sistema de Dimensionamento Nexans, uma forma prática, rápida e gratuita de fazer seus cálculos, disponível nas plataformas Web, Android e iOS.

Acesse o site www.nexans.com.br e saiba mais sobre o SDN (Sistema de Dimensionamento Nexans).

 


Voltar