356 dias de Eletricista Consciente – Primeiro ano e Muitas Conquistas

Matéria Especial publicada na Revista Potência 129 de Setembro de 2016.

screen-shot-2016-11-03-at-16-35-08

Desenvolver ações para levar conteúdo e informação de qualidade aos eletricistas de todo o Brasil. Esta foi a proposta que levou Abracopel, Procobre Brasil e Revista potência a criar, em outubro de 2015, o programa Eletricista consciente. A ideia era dar atenção a um dos profissionais mais importante do mercado, quando se trata de instalação elétrica de baixa tensão, principalmente residencial.

Programa Eletricista Consciente completa um ano de vida com mais de 6 mil profissionais cadastrados e algumas novidades no horizonte

Passado um ano, fica claro o sucesso da iniciativa, inclusive com forte adesão dos profissionais. Hoje, mais de 6.200 eletricistas já estão cadastrados no programa, oriundos de todas as regiões do Brasil. Desse total, mais de 400 profissionais enviaram seus diplomas ao programa, confirmando o status de eletricista. Ainda na linha da adesão, já são mais de 50 mil seguidores na Fanpage do Eletricista consciente e mais de 4.800 participações no desafio do eletricista.

foto2

“Começamos o programa no último trimestre de 2015. E o saldo é bastante positivo, visto que já passamos de 6.200 cadastrados. Foi um grande avanço nesse período. Desse pessoal, a maioria é do Sudeste, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas temos pessoas do Brasil inteiro”, comemora Antonio Maschietto Jr, do Procobre Brasil.

foto3

E ele completa: “Um dado relevante é que recentemente realizamos uma enquete através do site do programa junto aos eletricistas, para que eles avaliassem o programa. E a maioria absoluta avaliou positivamente. A função do programa é levar conhecimento ao eletricista e através dessas enquetes. Elas nos sinalizam que o objetivo está sendo cumprido, tanto através das informações passadas por nossos fascículos e webinars, quanto pelos fóruns presenciais e artigos publicados na Revista Potência”.

Aliás, para quem ainda não conhece a iniciativa, vamos fazer um resumo. O projeto é composto por uma serie de ações que tem como objetivo principal levar conteúdo e informação de qualidade aos eletricistas. Entre elas, destaque para o portal www.eletricistaconsciente.com.br, a seção especial Mundo do Eletricista, publicada mensalmente na Revista potência, e o Fórum Potência Eletricista Consciente, organizado pela HMnews Editora e Eventos.

“com este arsenal de ações, estamos conseguindo transformar o Programa Eletricista Consciente em uma grande comunidade, um grande ponto de encontro para os eletricistas”, afirma Marcos Orsolon, diretor de Redação da Revista Potência.

Particularmente em relação ao portal na internet, Maschietto observa que já é possível identificar um grande número de profissionais que acessam continuamente os conteúdos, que incluem vídeos, artigos técnicos, cursos, seminários, etc. Além disso, é cada vez mais comum os profissionais compartilharem suas experiências e conhecimentos, tirar dúvidas, pegar dicas e muito mais.

Hilton Moreno, diretor da HMnews e responsável pela organização do Fórum Potência Eletricista Consciente, destaca que o evento presencial também tem sido abraçado pelos eletricistas. Até o momento foram realizadas três etapas (em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), com a presença de quase mil profissionais. E até o final do ano serão mais duas.

“o Fórum foi muito bem aceito pelos eletricistas, que identificaram nele uma oportunidade para ter contato com novas tecnologias e informações sobre segurança e normalização. Tanto que eles têm comparecido em peso”, declara Hilton, que completa: “o detalhe é que eles não se limitam a assistir as palestras. Eles também interagem com os organizadores, apoiadores e patrocinadores, tornando o Fórum uma experiência bastante rica”.

foto1

Sobre os próximos passos do programa, Antonio Maschietto destaca que já existe movimentação. “O programa chegou a uma fase em que começamos a chamar as empresas para participar. Isso porque o programa vive de informação e elas podem colaborar com esse conteúdo. temos buscado empresas para agregar valor ao programa”, afirma.

A principal ação, no entanto, ocorre já em outubro. Será o lançamento oficial de um aplicativo do programa para que as pessoas possam acessar as informações via smartphone. “Esse aplicativo estará em linha com o portal, portanto, o profissional poderá se cadastrar pelo celular, receber informações, responder enquetes, ler artigos, enfim, poderá fazer tudo pelo celular. Com isso, acreditamos que o fluxo no portal será ainda maior, pois o aplicativo facilitará o acesso às informações, sem a necessidade do eletricista ligar o computador”. Conheça o APOIE – Aplicativo Para Orçamentos de Instalações Elétricas clicando aqui!

Maschietto explica ainda que o aplicativo também poderá ser usado pelo eletricista como uma ferramenta para a elaboração de orçamento e lista de materiais para suas obras. “O eletricista poderá fazer o orçamento de um serviço pelo celular. E poderá ter a lista dos materiais do serviço e um custo estimado dela, para servir de parâmetro. Então são três ações: ele consegue colocar o custo de mão de obra (hora homem), ter uma lista de materiais e, se quiser, ter um valor de referência para essa lista”, explica Maschietto, lembrando que o aplicativo será lançado no Fórum potência Eletricista consciente de 18 de outubro, que será realizado no pavilhão amarelo do Expo center norte.

Conheça a Revista Potência clicando aqui.

 

 

 


Voltar