Cuidados com a instalação elétrica

A eletricidade é um bem imprescindível e praticamente impossível pensar a humanidade atual sem a energia elétrica. Praticamente tudo o que fazemos hoje depende da eletricidade: o computador, o celular, as informações, o refrigerador, a iluminação, praticamente tudo depende da energia elétrica.

A seguir algumas perguntas para você refletir:

  • Quantas vezes você, usuário, se preocupou com a instalação elétrica da sua casa, escritório, fábrica, loja, entre outros?
  • Você tem o hábito de chamar periodicamente um profissional para fazer uma vistoria e apontar itens a serem verificados ou substituídos de forma preventiva?
  • Como a maioria das pessoas, você só se lembra do profissional eletricista quando acontece algo de errado na sua instalação?
  • Somente chama um eletricista para fazer uma intervenção corretiva, não é mesmo? Isso porque já ocorreu o problema e você precisa que alguém o salve, resolvendo o problema.

Essas práticas, infelizmente, são culturais e precisam ser mudada, mas leva tempo.

Por outro lado, vamos pensar na construção da instalação elétrica:

  • Quando você contrata uma reforma, ou mesmo construção, de uma instalação elétrica, você contrata um projeto elétrico elaborado por um profissional habilitado como um Engenheiro Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica?
  • Exige que a equipe que executará o serviço siga as normas de segurança para trabalho em locais energizados, como a NR-10, do Ministério do Trabalho e Emprego?
  • E por fim, exige que este profissional faça uma verificação final de acordo com o previsto em norma técnica, como a ABNT NBR 5410?

Pois é, todos esses itens fazem parte de um conjunto de medidas que levam você a garantir uma instalação elétrica segura, durável e que possa atender a todos com segurança. O investimento que se faz em todos os itens citados tem retorno garantido pois, como citei no início do artigo, a eletricidade é um bem imprescindível e a sua ausência, seja pelo tempo que for, pode causar danos irreversíveis. Pense nisso na sua próxima contratação de serviço para eletricidade, ou mesmo antes, para uma verificação da instalação, e estabeleça um cronograma periódico de verificações para evitar transtornos.

Lembre-se: Uma instalação elétrica bem cuidada é uma instalação elétrica que trará benefícios a todos.

Edson Martinho é Engenheiro Eletricista, palestrante e colunista.


Voltar