Fio terra: segurança na instalação elétrica

Aquele fio de cor verde ou verde e amarela tem uma função muito importante na segurança de sua instalação elétrica. O condutor de proteção, como é conhecido tecnicamente, participa na atuação do DR – Dispositivo Diferencial Residual (veja sobre isso aqui) que atua desligando a energia do circuito elétrico seccionando-o automaticamente, na ocorrência de uma corrente de fuga que pode ser perigosa para a saúde das pessoas.

Também é o caminho para o surto, quando o DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos de tensão (ver mais aqui), que é um dispositivo que protege seus equipamentos eletrônicos, está instalado. O “fio terra” ainda participa de outros pontos de segurança da sua instalação elétrica minimizando efeitos de choque elétrico ou evitando a ocorrência de arcos elétricos (faíscas) que podem gerar incêndios.

Uma instalação elétrica deve ter sempre o “fio terra” instalado em todas as tomadas ou pontos de alimentação elétrica, como preconiza a norma NBR 5410, norma que rege as instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, as instalações residenciais, prediais, comerciais e até industriais. A presença do “fio terra” em todas as tomadas ou pontos de alimentação, independente do equipamento que será ligado, é obrigatória pois a instalação deve ser a responsável por prover a segurança para quem a utiliza. As tomadas também devem ser com três polos, onde o “fio terra” disponível deve ser ligado ao pino do meio.

Uma comparação rápida com um carro: O “fio terra” seria o cinto de segurança que ajuda na segurança do motorista e dos passageiros.

É fato que só a presença do “fio terra” não garante que a instalação elétrica esteja segura, pois é preciso que vários dispositivos estejam instalados e, principalmente, que a revisão da instalação elétrica seja realizada por um profissional qualificado.

O “fio terra” precisa de um sistema de aterramento adequado e corretamente instalado para funcionar. Portanto, ao verificar sua instalação elétrica, contrate um profissional qualificado e realize um projeto elétrico com a indicação do correto sistema de aterramento para sua edificação. Faça uma revisão periódica da sua instalação elétrica e garanta segurança para você e seus familiares.

Edson Martinho é Engenheiro Eletricista, palestrante e colunista.


Voltar